O nosso propósito central é a recolha, análise e divulgação de dados rigorosos sobre o panorama do Gaming e dos eSports em Portugal. Ao fornecer informações concretas e fidedignas, o observatório pretende apoiar a implementação de políticas públicas eficazes, promover o desenvolvimento sustentável do setor, estimular a investigação e estudo, e impulsionar a educação relacionada com o Gaming e os eSports.
Produzir e disseminar informação pertinente sobre o universo do Gaming e dos eSports em Portugal, através de pesquisas, análises de dados e colaboração com stakeholders, que permita aos diferentes atores impulsionar o desenvolvimento do ecossistema, criar oportunidades para atletas, empresas e comunidades, e fortalecer o impacto social, cultural e económico dos videojogos.
Valorizamos parcerias estratégicas com praticantes (gamers), empresas, organizações e a comunidade para fortalecer o ecossistema.
Só a informação permite a capacitação e a estruturação do sector enquanto garante de um desenvolvimento sustentável e atrativo.
É fundamental compreender e reconhecer o fenómeno do Gaming e dos eSports enquanto instrumentos que podem enquadrar o entretenimento e amplificar a educação e a inovação.
O OGE tem a intenção, entre outros, de investigar e elaborar estudos sobre:
O mercado do Gaming e dos eSports em Portugal – número de jogadores e equipas, torneios realizados, investimentos financeiros;
A forma como outros países da União Europeia regulamentam o Gaming e os eSports, identificando as melhores práticas;
O impacto social do Gaming e dos eSports, incluindo benefícios para a saúde mental, desenvolvimento de habilidades cognitivas e socialização, além da identificação das linhas ténues associadas aos riscos de adição e sedentarização.
A criação do Observatório do Gaming e eSports em Portugal justifica-se pela necessidade de colmatar uma lacuna de informação e conhecimento sobre um sector em rápido crescimento e com um impacto cada vez maior na sociedade portuguesa. As razões fundamentais para a sua existência são:
Presidente – Rui Jesus
Secretário AG – José Santos
Secretário AG – Marisa Duarte
Presidente – Fátima Marcos
Vice-Presidente – Luís Rosendo
Vice-Presidente – Hélia Marcos
Presidente – António Durão
Vice Presidente – Rodrigo Castro
Vogal – Alexandrino Gonçalves